farejante

Pets proporcionam auxílio emocional durante distanciamento social

Você sabia que pets proporcionam auxílio emocional durante distanciamento social? Muitas pessoas estão se tornando ansiosas e sofrendo com o agravamento de quadros depressivos durante o período de isolamento – infelizmente, algo natural diante do cenário atual. Mas, há uma maneira de aliviar essa tensão: a companhia de animais de estimação! Cães, gatos e até outras espécies podem ser grandes aliadas para se manter calmo.

Isso porque eles ajudam a combater o estresse e são o porto seguro de muita gente nesta fase delicada em que vivemos. Portanto, saiba como os animais de estimação podem ser grandes aliados dos humanos durante o distanciamento social. 

Auxílio emocional durante o distanciamento social

Um estudo publicado na revista Science mostrou que o relacionamento entre os cachorros e as pessoas é extremamente benéfico para ambas as partes. Estar na presença dos tutores libera, nos cães, serotonina e ocitocina – os hormônios da felicidade e do amor, respectivamente. Elas também são liberadas nos humanos ao olharem ou terem algum contato físico com o seu animal de estimação. 

A elevação dessas substâncias no organismo reduz a produção do cortisol, elemento ligado ao estresse. Desse modo, é cientificamente comprovado que ter um pet ajuda a aliviar o estresse e a tristeza.

Outra pesquisa realizada na Clínica Médico-Psiquiátrica da Ordem, em Portugal, também comprovou que os animais ajudam no tratamento da depressão. O trabalho indica que o convívio com os bichinhos auxilia no combate a anedonia, o principal e mais complicado sintoma da doença. Para você entender melhor, este sintoma impede que as pessoas sintam prazer em atividades que costumavam trazer sensações positivas.

O papel dos bichinhos pode ser tão importante que alguns atuam como terapeutas! Eles participam de projetos e realizam visitas com o objetivo de ajudar pessoas no combate a depressão e de oferecer suporte emocional. E o melhor de tudo: cumprem a sua missão com sucesso e muita fofura.

Em tempos de distanciamento: ocupe a mente

Os pets também promovem uma ocupação, de corpo e mente, para aqueles que não podem trabalhar e estão em casa nesse momento incerto. Isso porque eles precisam de atenção, carinho e diversão e, assim, muita gente consegue encontrar momentos de alívio da tensão. 

Mesmo sendo uma verdadeira distração para os tutores que estão em home office, os pets são ótimos para garantir um intervalo saudável no trabalho ao pedir carinho ao seu tutor ou um rápido passeio. 

Além disso, criar uma distração para os pets em época de reclusão, pode ser um desafio para a mente. Nesse momento, os tutores contam com a criatividade para inventar brincadeiras ou reaproveitar materiais para criar ambientes que estimulem o comportamento natural dos bichinhos.

Crie uma rotina

O animal de estimação pode até ajudar na criação de uma rotina dentro de casa – algo fundamental em tempos de distanciamento. Muitas vezes, o tutor precisa acordar mais cedo para cuidar do pet. Dar comida nos horários certos e ter um momento diário para fazer as brincadeiras para o bichinho também não ficar estressado, ajudam a manter o dia dentro do cronograma esperado.

Além de ajudar a manter a rotina, levar o melhor amigo para passear também é uma opção que traz benefícios – para o bichinho e para o tutor. Momentos ao ar livre, em que ambos possam aproveitar a luz solar e manter o corpo em movimento fazem toda a diferença na rotina de quem está em isolamento.

Já aqueles que não têm a possibilidade de sair de casa, vale se inspirar no seu melhor amigo: tire um momento do dia para se alongar e sentar próximo à janela ou na varanda para aproveitar uns minutinhos de sol. 

Sem dúvida, temos muito o que aprender com nossos melhores amigos nesse momento!

Agora, conta para gente: como o seu pet está ajudando você a passar por essa quarentena com mais tranquilidade?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 

 / 

Select menu by going to Admin > Appearance > Menus

Sign in

Send Message

My favorites